Bombeiro salva homem paraplégico que se afogava em praia; vídeo
12/08/2025
(Foto: Reprodução) Bombeiro de Goiás salva homem paraplégico que se afogava em praia
Um bombeiro de Goiás salvou homem uma paraplégico que se afogava em uma praia de Fortaleza, no Ceará. O soldado Thiago Pereira falou ao g1 e contou que estava de folga quando viu um homem sendo carregado pela maré. O militar atua em Goiânia e estava no nordeste para participar de um congresso da corporação (assista acima).
De acordo com o bombeiro, o salvamento aconteceu no sábado (9) em uma praia com um pico de surf conhecido como 'Havaizinho'. Ele contou que estava no Congresso Nacional dos Bombeiros que foi realizado em Fortaleza.
Thiago contou que estava observando um pico mais próximo de um lugar conhecido como Ponto dos Ingleses quando observou um senhor sendo carregado pela maré. Segundo o bombeiro, era um dia de ondas mais fortes e o homem não estava conseguindo sair da arrebentação.
"Até então eu não sabia que se tratava de um paraplégico, momento que eu deixei minha mochila no chão e fui na direção dele. Não sabia se ele realmente estava se afogando. Em seguida quando cheguei verbalizei com ele e ele não me respondeu, e já apresentava sintomas de angústia", contou sobre o salvamento.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Depois de recuperar o fôlego e já descansando o homem agradeceu e elogiou Thiago, em vídeo compartilhado pelo bombeiro ele fala que o soldado foi o único que teve coragem de oferecer ajuda e tirá-lo da água.
"Você merece a farda que tem, porque quando eu precisei, não aguentei mais e olhei lonjura vi você e você me ajudou. Esse monte de gente aí e ninguém teve coragem", disse.
Homem salvo identificado como Fausto e o bombeiro Thiago Pereira
Arquivo pessoal/Thiago Pereira
De acordo com o bombeiro, ele só descobriu que o homem é paraplégico quando chegaram na areia.
"Pedi para que ele me auxiliasse com o uso das pernas pois ele era mais pesado que eu, e as ondas estavam me levando junto. Mas, ele não verbalizava comigo e nem auxiliava. Depois quando consegui retirá-lo da água, ele já menos aflito, me informou que era paraplégico", contou.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo registra quando bombeiro tenta salvar bebê que morreu após ser atacado por pit bull na casa da família
Vídeo mostra quando bombeiro salva bebê de 45 dias que havia se engasgado com leite
VÍDEO: Bombeiro dança com idosa para acalmá-la durante ocorrência em Goiás
Atleta
O soldado Thiago contou ao g1 que, além de bombeiro, é triatleta e participa de competições. Segundo ele, três dias antes de salvar o homem chegou a fazer um treinamento de 2km nadando próximo do local e que isso o ajudou a entender melhor as ondas. Ele descreveu com "sensação de gratidão a Deus".
"A sensação foi de gratidão a Deus por ter me sustentado porque ele realmente estava bem pesado, por não poder auxiliar com as pernas. O resgate foi ainda mais difícil. Fiquei feliz de saber que todo o treinamento realizado no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás havia me capacitado fisicamente e mentalmente pra criar coragem e ir em busca desse resgate", disse Thiago.
Bombeiro Thiago Pereira atua em Goiânia
Arquivo pessoal/Thiago Pereira
Segundo Thiago, o homem contou que tinha costume de nadar na região. Mas o bombeiro explicou que as ondas estavam muito fortes no dia.
"Ao saber que ele era paraplégico e por isso não podia me ajudar, me gerou uma sensação de gratidão por ter me dedicado e preparado fisicamente para momentos como esse. Ele estava bem abalado e parecia constrangido com a situação, mas aliviado e grato por eu não ter desistido dele", contou.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.