Campinas vai usar radares para multar caminhões irregulares na área central; entenda como vai funcionar
11/08/2025
(Foto: Reprodução) Campinas anuncia instalação de radares para multar veículos de carga em áreas restritas
A Prefeitura de Campinas (SP) anunciou nesta segunda-feira (11) que vai fiscalizar e multar veículos de carga que circularem em áreas restritas sem autorização.
Para isso, serão usados os radares das avenidas Prestes Maia e Brasil, que vão monitorar os veículos de carga a partir de 18 de agosto. Entenda os detalhes a seguir:
(CORREÇÃO: o g1 errou ao informar que a Prefeitura instalou radares novos para monitorar caminhões irregulares. Na verdade, os radares já existem nesses locais e passarão a fazer esse tipo de fiscalização. A informação foi corrigida às 21h04).
Quais caminhões serão multados por esses radares?
Segundo a administração municipal, o objetivo é multar caminhões em circulação irregular na área central. Atualmente, a proibição vale para veículos com carga superior a 6,3 metros de segunda a sexta, das 6h às 20h, e aos sábados das 6h às 14h.
Quais caminhões não serão multados?
Os veículos que tiverem autorização prévia da Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) poderão circular sem que sejam multados. A permissão deve ser obtida pelo Sistema Observa de Monitoramento Viário.
Também podem se enquadrar como exceções os caminhões de:
concretagem;
transporte de combustíveis;
oxigênio;
gás.
Onde estão esses radares?
Um dos radares está na Avenida Preste Maia, sentido bairro-centro, antes da Faria Lima. Já o da Avenida Brasil, também no sentido bairro-centro, fica na altura da Barão de Itapura.
Eles já existem nestes locais há tempos e já estão operando. Agora, a Emdec vai usar esses pontos também para monitorar a circulação de veículos de carga em horários restritos.
Qual o valor da multa?
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com caminhão em local ou horário não permitido pela regulamentação é uma infração média, sujeita a multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Como será a fiscalização?
As imagens são geradas pelos radares, que registram as placas dos veículos em situação irregular. Os registros serão cruzados com bancos de dados de autorizações emitidas pelo sistema Observa. Assim, as autuações só serão processadas nos veículos que estiverem circulando sem permissão.
A Emdec detalha que a medida busca reduzir o risco de acidentes e congestionamentos. De janeiro a dezembro de 2024, a cidade registrou 11 ocorrências de veículos como esses que ficaram enroscados na rede elétrica. Neste ano, foram quatro.
Campinas instala novos radares para multar caminhões irregulares na área central
Divulgação/Emdec
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.