Fiscalização apreende 117 quelônios que eram contrabandeados em embarcação no interior do Amazonas
09/10/2025
(Foto: Reprodução) 117 quelonios são apreendidos no Parque Nacional do Jaú
Uma ação de fiscalização realizada na segunda-feira (7) resultou na apreensão de 117 quelônios no interior do Parque Nacional do Jaú, localizado entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, no interior do Amazonas, e Caracaraí, em Roraima.
A operação foi conduzida por servidores do Ibama e do ICMBio, que abordaram uma embarcação durante monitoramento de rotina em frente à base fluvial do parque. Segundo os fiscais, os animais estavam escondidos sob produtos regionais que seriam transportados para Novo Airão.
Durante a vistoria, a equipe constatou o transporte irregular dos quelônios e autuou o responsável, aplicando uma multa de R$ 585 mil. A embarcação também foi apreendida.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do AM em tempo real e de graça
De acordo com o Ibama, os animais estavam em bom estado de saúde e foram soltos imediatamente na região do parque, após avaliação de especialistas.
A ação integra o Programa Quelônios da Amazônia (PQA), que atua no monitoramento de áreas de manejo e na proteção de espécies ameaçadas de tráfico e caça ilegal.
“A região é altamente relevante para a conservação da natureza na Amazônia. Não podemos permitir que crimes ambientais ocorram no Parque Nacional. O Ibama e o ICMBio atuarão de forma conjunta e intensa para impedir novas agressões à natureza”, afirmou o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo.
O Parque Nacional do Jaú (PARNA do Jaú) é uma Unidade de Conservação Federal de proteção integral, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com 2,3 milhões de hectares, é uma das maiores áreas contínuas de floresta tropical protegida do mundo.
Fiscalização apreende 117 quelônios que eram contrabandeados em embarcação no interior do Amazonas.
Divulgação/Ibama