Governador assina projetos de lei que propõe reestruturação na segurança pública na Bahia
12/08/2025
(Foto: Reprodução) Governador anuncia mudanças na estrutura da segurança pública na Bahia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou, nesta segunda-feira (11), dois projetos de lei que reestruturam a organização da segurança pública no estado.
O pacote, anunciado durante um evento realizado no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, envolve a criação de mais unidades e novos cargos, além da extinção de outros setores.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Na Polícia Civil (PC), por exemplo, será criado o cargo de Delegado-Geral Adjunto de Operações e cinco novas Diretorias Regionais do Interior, ampliando a cobertura em áreas apontadas como estratégicas, como Porto Seguro, Feira de Santana e Juazeiro.
Para a Polícia Militar (PM), está prevista a criação de 25 novas unidades, entre batalhões, companhias independentes e comandos regionais, espalhados por cidades como Feira de Santana, Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães e Valença, além da extinção de nove outras unidades e 19 cargos correspondentes.
Também serão abertos 473 novos cargos de chefia e coordenação na mesma corporação.
Já os policiais da reserva terão a quantidade e o tempo de convocação ampliados. O número de policiais vai passar de 1.200 para 1.800 e o período de trabalho, de quatro para seis anos de atuação, tanto administrativa quanto operacional.
Outras medidas dizem respeito a criação de novos cargos na estrutura da Secretaria da Segurança Pública baiana (SSP-BA). No entanto, os detalhes não foram divulgados.
Segundo o Governo do Estado, os documentos serão enviados para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em regime de urgência, para votação.
Viaturas entregues
Ainda durante o evento desta segunda-feira, o governador entregou novas viaturas que vão atender a capital e interior do estado. Os novos veículos incluem caminhonetes com cela, SUVs, picapes e sedãs descaracterizados. O investimento foi de R$ 25,6 milhões.
Para a PM, foram destinadas 80 veículos para Salvador e cidades da Região Metropolitana (RMS), como Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho.
Já a PC recebeu 38 viaturas, que irão rodar nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Dias D'Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista.
LEIA MAIS:
Investigação detalha atuação de policiais civis e militares da BA em esquema de desvio de armas que levou a exoneração de delegado
Governador muda lideranças da Segurança Pública da Bahia
Após três fugas em presídios, governo da Bahia exonera seis lideranças da Secretaria de Administração Penitenciária
Governador assina projetos de lei que propõe reestruturação na segurança pública na Bahia
Joá Souza/GOVBA
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻